Um sonho sonhado junto é uma realidade, queremos um Maranhão Livre!

Um sonho sonhado junto é uma realidade, queremos um Maranhão Livre!
Liberdade, liberdade abra suas asas sobre Nós.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Onde está a Merenda ?

 É lamentável mais infelizmente real, o drama vivido por inúmeras escolas no interior e na capital maranhense é um problema muito mais complexo do que se pensa. A corrupção não perdoa nem  mesmo as crianças inocentes e que na maioria das vezes recorrem a escola não só em busca do conhecimento, mas também para ter  a oportunidade de fazer ao menos uma refeição por dia, não é sensacionalismo e nem exagero, sabemos da triste situação de muitas cidades e escolas rurais no interior do Maranhão, que  vivenciam a margem da miséria, e com a mesma velocidade  e poder de destruição que tem um furacão, deixa um triste quadro de desnutrição não só intelectual mais também física, e os excelentíssimos gestores governamentais não fazem de positivo para melhorar a péssima condição.
O Ministério da Educação e Cultura abriu 13 investigações de irregularidades em mais de 780 municípios e seis estados- Acre, Amazonas, MARANHÃO, Pará, Rondônia e Sergipe, todos correm o risco de figarem sem recursos do Governo Federal para a merenda , os mesmo tem até o dia 30 para enviarem as prestações de contas das verbas em 2011 e 2012. Mais o número de estados é ainda maior são ao todo treze estados investigados, as irregularidades estão sendo investigadas pelos Ministérios Públicos estaduais e Federais e por fiscalizações da Controladoria Geral da União.
Licitações fraudadas, comida estragada servida a alunos, escola fechada porque não tem merenda, desvio de recursos para a aquisição de merenda escolar, mau armazenamento de comida e fornecimento insuficiente para as escola e até a própria falta de merenda, são alguns dos problemas enfrentados por aqueles que dependem desse serviço.
Segundo a matéria do Jornal  " O GLOBO", em Balsas no Maranhão  houve simulação de processos licitatórios em 2011 e 2012. Produtos como frango abatido eram entregues por caminhões sem refrigeração, no depósito  central da cidade, que não possui freezer. Numa das escolas, os alunos não tinham onde se sentar para comer.
Uma "simulação de processo licitatório e conluio entre os licitantes, pregoeiro, equipe de apoio, coordenadora da merenda escolar e presidente do CAE ( Conselho de Alimentação Escolar)" foi encontrado em Hidrolândia no estado do Ceará em 2012. Entre os indícios, exigências de documentos não previstos em lei, que seria dado pela comissão de licitação e a empresa de alimentação.
Fica portanto o evidente descaso do poder público frente a fiscalização, isto é, quando não está o mesmo envolvido, como vimos na reportagem acima, que a maioria dos casos a fraude nasce de dentro da máquina pública para fora, infelizmente é mais uma via em que a corrupção está presente.
Fonte: Jornal O Globo. do dia 9-4-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário