Um sonho sonhado junto é uma realidade, queremos um Maranhão Livre!

Um sonho sonhado junto é uma realidade, queremos um Maranhão Livre!
Liberdade, liberdade abra suas asas sobre Nós.

quinta-feira, 7 de março de 2013

             CRESCIMENTO ALARMANTE DA VIOLÊNCIA NO MARANHÃO!
http://plenariolivre.blogspot.com.br/
O  Centro Brasileiro de Estudos  Latino- Americanos ( CEBELA ), divulgou este mês, o mapa da violência no Brasil, o estudo  analisa os últimos 30 anos, os assassinatos e acidentes com arma de fogo em nosso país, e traça um panorama  preocupante da realidade em todo território nacional. Segundo a pesquisa, na primeira década do século houve uma nacionalização dos homicídios gerados por arma de fogo, ou seja, esse problema não se resume mais as grandes cidades do Sudeste ou do Sul do Brasil, ocorreu uma migração para outras regiões como Nordeste e Norte, que antes tinham baixos índices.
Algumas capitais do Nordeste como Recife-PE, Maceió-AL e João Pessoa- PB estão entre as mais violentas da referida região, no entanto, em  todas as capitais da região citada houve um acréscimo em numero de homicídios, é verdade que algumas com mais ênfase e outras mais moderadas, o que não exclui a preocupação. 
O Maranhão por exemplo teve um aumento de aproximadamente 282,2 % entre 2000 e 2010 portanto um crescimento alarmante, nos colocando na 20ª posição em relação aos estados federativos, com um índice de 13,8 homicídios causados por arma de fogo para cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo os especialistas a principal causa desse crescimento que assombra o Maranhão e o restante do país, está diretamente ligado a falta de investimentos do poder público em segurança, renda e melhoria da economia. A falta de políticas públicas e não priorização da educação são  também outros fatores que aparecem como aspectos relevantes para que a média acima expressa tenha crescido contínua. Enquanto o estado se omitir do seu papel diante da realidade social, estaremos á margem de uma nação desenvolvida e em Paz.
Fontes: IBGE E CEBELA.
Por: Hedson Arruda.

Um comentário:

  1. A situação por aqui é no mínimo preocupante. Enquanto a oligarquia perdurar, a tendencia é piorar.
    Parabéns pela iniciativa de criar esse blog, gostei, você tem muito a contribuir com suas opiniões e pontos de vista no tocante à nossa realidade social e política. Grande abraço.

    ResponderExcluir