Um sonho sonhado junto é uma realidade, queremos um Maranhão Livre!

Um sonho sonhado junto é uma realidade, queremos um Maranhão Livre!
Liberdade, liberdade abra suas asas sobre Nós.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

CARCARÁS VITORINENSES !

Dentro de um contexto político em que podemos identificar  apenas objetivos individuais de enriquecimento ilícito, Vitorino Freire  tem  sofrido drasticamente  nas ultimas décadas, não enxergar isso é fazer  vista grossa a problemas sociais que tem de forma acentuada atingido essa cidade com força preocupante. A educação é de longe o fator mais importante em qualquer lugar do mundo, em Vitorino não deveria ser diferente, entretanto os gestores municipais não estão nem um pouco compromissados com esse fator, me refiro a gestores no plural, pois englobo nesse horizonte, todos os que estiveram a frente do referido município nas últimas décadas, período de redemocratização e pós ditadura militar, onde a criação da nova Constituição da República, trouxe aos municípios uma autonomia e passaram a ter um papel fundamental no desenvolvimento do país.
Desde do final da década de 80 e início dos anos 90 até os dias atuais, estiveram a frente do poder executivo municipal de Vitorino Freire, um representante político integrante de um dos dois únicos grupos que dominam a política local, e que vulgarmente denominam-se  grupo Jacaré ou  Cururu, os cidadãos vitorinenses na sua maioria com raríssimas exceções, durante o período eleitoral dividem a cidade sobre a ótica dessas duas criações fictícias, alienados com promessas envolvem-se de tal maneira que como meros adolescentes apaixonados, ficam  cegos diante da  futura e cruel realidade que terão a enfrentar por escolhas mal feitas, tendo como critério apenas o calor da paixão platônica pelo seu grupo político.
No campo legislativo a situação não é diferente, sou Vitorinense e até o momento em que estava produzindo este texto, desconhecia algum projeto de lei criado por algum vereador vitorinense, que realmente teve grande contribuição para a melhoria da sociedade vitorinense como um todo, são mais de 60 anos de emancipação política, no entanto, há na atualidade frente a câmara legislativa dessa cidade, vereadores que já estão no seu terceiro, quarto e quinto mandato consecutivo, sem ter prestado com compromisso o seu papel de representante político, dessa população carente de projetos e atitudes verdadeiras, continuar votando por paixão, é perpetuar o atraso e condenar o município a  uma inércia no campo do desenvolvimento.
Cresci  presenciando um verdadeiro abandono da cidade por parte do poder público, hospitais mal equipados, escolas na zona urbana com pouca estrutura, na zona rural praticamente inexistiam, qualificação profissional, tema  proibido pelas bandas dessa região, saneamento básico, transporte escolar, emprego, esporte e lazer, eram desconhecido por todos, foi assim que fui crescendo e acreditando que o futuro seria diferente. Dentro dessa triste realidade, atravessamos os anos noventa, na minha querida e amada cidade, desde já sofrendo a cada ano, com as garras cravadas das criaturas advindas da dúbia mal criação, Cururu-Jacaré ou Jacaré-Cururu, no ceio vitorinense, que sugaram e continuam a sugar dia após dia, o futuro das gerações presentes e futuras, de crianças, jovens e adultos filhos de uma terra rica e ao mesmo tempo pobre, por desconhecer o seu real poder, sobrevivendo igualmente um animal abatido pelo seu predador, que sem pudor suga até a ultima gota de sangue de sua presa.
Entretanto, que predador seria tão maquiavélico? Para alguns, seria o Cururu, para outros  o Jacaré, mas todos estariam equivocados, o malvado sem coração, que almeja apenas engordar a sua conta bancária, passear em carros de luxo, comprar fazendas, colecionar imóveis na cidade local, na capital do estado e na capital federal, distribuir empregos municipais para seus seguidores, investir (desviar) dinheiro do setor público no setor  privado, triplicar seu patrimônio em poucos meses ou anos, proporcionar  educação da melhor qualidade aos seus filhos e aos filhos de uma meia dúzia de seus bajuladores, chama-se de CARCARÁ, vulgarmente conhecido como  Político.
Assim define em uma linda canção o saudoso poeta, cantor e compositor maranhense João do Vale, diz ele que “ Carcará, pega, mata e come, carcará não pode passar fome”. Não temos dúvida da fome dos carcarás vitorinenses, fome esta que consome todos os recursos públicos municipais que deveriam ser aplicados na sua plenitude, com o objetivo de promover o bem está geral da população, entretanto é direcionado a contas privadas que proporcionam verdadeiras regalias a famílias restritas que monopolizam o poder local, enquanto a sociedade a real detentora do dinheiro público, que paga seus impostos, sofre exageradamente a mercê da prestação de serviço público de péssima qualidade.

A história desse povo tão sofrido e altamente explorado, foi e continua a ser construída dessa forma, mudam-se as estações e as paisagens, mas os Carcarás continuam os mesmos, a insaciável vontade de consumir o dinheiro do povo em benefício próprio, é que parece ter aumentado, diferenciando apenas quanto a origem, tamanho ou idade do Carcará, pois quanto a espécie aparenta nunca ter mudado. Infelizmente  assim é a triste realidade vitorinense, uma sociedade órfão desde seu nascimento, e com padrastos malvados e sem coração, mentem quando dizem que atendem pelos nomes de Cururu ou  Jacaré, quando na verdade o seus verdadeiros nomes são Carcarás, que pegam o futuro vitorinense, “matam e comem”.

Um comentário:

  1. Parabéns Edson pela análise correta da situação política de sua Cidade. Eu te conheço profundamente, você tem mérito suficiente para dizer algumas verdades que alguns não tem coragem de falar.

    ResponderExcluir